Thursday, July 10, 2014

Sim, Senhora!

O Benjamin é teimoso que nem uma porta e um "negociador" de primeira apanha. Pouco depois de fazer dois anos começou a fazer birras descomunais e desde o início decidimos (o Bruce e eu) não dar o braço a torcer. Um dia, ele recusou-se a pedir desculpa (já nem sei a que propósito) e foi para o canto de castigo até estar disposto a fazê-lo. Lá ficou de pé e de vez em quando eu ía passando por lá a ver se ele já tinha amolecido... Qual quê! Ficou assim 45 minutos até adormecer em pé!  Quando o acordei para o levar para a cama, continuava a recusar-se a pedir desculpa... mas eventualmente capitulou.

Apesar das muitas dores de cabeça e vergonhas em público que passámos, felizmente ele tem melhorado, só que agora em vez de birras, entra em negociações. "- Benjamin, vá lá, come mais cinco colheres." "- Não, mamã, como seis." (ele sabe que se escolher um número menor do que o meu eu não vou na cantiga). "- Benjamin, arruma o jogo." "- Só se me ajudares mamã." "- Benjamin, vem cá." "- Só se me deres a mão". E por aí adiante.

Para tentar moldar um pouco o carácter do nosso filho do meio decidimos inscrevê-lo no taekwando. Mesmo aqui ao pé de nós há uma academia fantástica e começam logo a ensinar os miúdos aos quatro anos. Ele ficou tão babado quando vestiu o dobok pela primeira vez!

(Notem que o professor até escreveu o nome dele em coreano no uniforme!)

Durante a aula, o Benjamin estava fascinado com os movimentos, as palavras em coreano e com o coro em voz alta a responder ao mestre "YES, SIR!" Estava a tentar concentrar-se, mas era tanto para aprender que ou fazia o movimento, ou dizia as palavras, raramente os dois ao mesmo tempo. Deu-me vontade de lhe ir dar um abraço e segredar que com o tempo ia ser mais fácil (mas não o fiz). Lá para o fim da aula, o mestre Lee, muito sério e circunspecto, pergunta: "IS EVERYBODY HAVING FUN?" Toda a gente responde "YES, SIR!" (se dissessem que não provavelmente estavam feitos ao bife).

O Benjamin não saiu de lá nada acanhado e está convencido de que é um craque no taekwando. Mal posso esperar pelo dia em que quando eu lhe pedir para fazer alguma coisa ele responda com a mesma convicção (e sem negociações): "SIM, SENHORA!"

No comments: