Monday, June 12, 2006

Mendonca... Haja paciência!

Ontem é claro que não perdi Portugal-Angola, apesar de continuar a achar que é bem mais interessante jogar futebol do que assitir a um jogo sem poder interferir no resultado. Além disso, no primeiro perdem-se calorias, enquanto que no segundo, quase sempre se ganham umas quantas, entre aperitivos e bolachas para acalmar os nervos. Não fiquei particularmente impressionada com a nossa selecção, mas também não envergonhámos ninguém: golo a golo, enche a galinha o papo...

Houve, no entanto, algo que me revolveu as entranhas: tive que aguentar 93 minutos a ouvir o meu apelido a ser mal pronunciado. É caso para dizer: bolas! Alguém que diga ao locutor que não se diz Mendonca e sim Mendonça!

Há três anos atrás, quando vim estudar para a Irlanda ao abrigo do projecto Erasmus, ouvi e vi escritas as variações mais "africanas" do meu apelido (Mendonga e Mondonca eram as mais populares), a tal ponto que ver Mendonca, mesmo sem cedilha, já era uma vitória. Curiosamente, de uma maneira geral, as pessoas até iam dizendo o meu nome de forma aceitável... Agora ter de ouvir insultos destes na televisão - haja paciência!

No comments: