Tuesday, June 27, 2006

Adeus inesperado

Foi na semana passada, mas ainda não tinha tido tempo de escrever sobre esta despedida. OlaTunde, um amigo meu nigeriano que vivia já há 5 anos na Irlanda, viu-se forçado a regressar ao seu país de origem porque o visto expirava na sexta-feira. Tinha-o conhecido 3 anos atrás, quando cá estive em ERASMUS. A universidade inteira conhecia o seu enorme sorriso e a sua frase mais ouvida: "God is good".

Durante este tempo, Olatunde estudou na Universidade e depois fez de tudo um pouco. Até que se viu sem trabalho. Sem visto. E sem tempo.

Foi aflitivo vê-lo tentar empacotar 5 anos em pouco mais de duas malas. Os nervos impediam-no de fazer escolhas. Voltava as costas ao relógio de parede e ia distribuindo pelos amigos aquilo que não podia levar. A 20 minutos do último autocarro para Dublin, onde iria apanhar o avião para a Nigéria, Olatunde não conseguia deixar o seu quarto: uma e outra vez voltava atrás para trazer mais qualquer coisa. Tivemos de o puxar para o carro e arrancar para a estação, onde chegou a tempo de comprar o bilhete e tirar uma foto de despedida com os amigos.

Ontem voltei a olhar para a foto: o sorriso continua lá... atrás de lágrimas envergonhadas.
Fica bem Tunde.

No comments: