Friday, July 21, 2006

Nomes, caras e vozes

Sempre tive dificuldade em decorar nomes e já passei por várias situações embaraçosas à custa disso. A mais comum é quando me vejo na necessidade de apresentar duas pessoas e não me lembro do nome de pelo menos uma delas :-) O pior é quando chego a telefonar à pessoa errada por causa disso (ora Elsa e Célia não são dois nomes parecidíssimos?).

Para castigo, tenho aguentado estoicamente quando me chamam Carla, Teresa, Elisa, e Lúcia. Curiosamente, até cá na Irlanda me chamam Lucía, com um toque espanhol, a julgarem que estão a pronunciar o meu nome muito bem, sim senhor...

Mas caras, caras fixo eu bem. E ultimamente, por causa do meu trabalho, reconheço mais as pessoas pela voz. Há dois clientes em especial que ligaram tantas vezes que até já lhes conheço o respirar. Um, pela presunção e e antipatia, deixa-me com um nó no estômago, a outra, candidata à categoria de "cliente mais confusa do ano", dá-me dores de cabeça. Ontem, foi o dia desta última voltar a telefonar. Ainda que tentasse reproduzir o que foi dito, não conseguiria...

Fiquei com a cabeça às voltas e mal tive tempo de recuperar, já que tinha outra chamada à minha espera. "I am ringing from Portugal"- diz a voz do outro lado. Que alegria! O meu primeiro cliente português ao telefone! Para o produto em questão só está previsto o apoio técnico em inglês, francês e alemão, por isso não é de estranhar que a voz fique surpreendida quando lhe digo que falo português.

Para tornar a situação ainda mais agradável, o problema não era complicado e rapidamente pude arranjar solução. No fim, recebo "um abraço cheio de sol" e fico patrioticamente bem-disposta. Obrigada, senhor Evaristo!

No comments: