Tuesday, July 27, 2010

É uma verdade universalmente aceite...

... que as mães têm sempre razão. Quando vim viver para a Irlanda, a minha mãe disse-me que é sempre mais fácil para quem parte, sofre mais quem fica. Na altura, custou-me a acreditar - eu tinha que começar uma vida nova, fazer amigos, encontrar trabalho, casa, etc, etc... Mas quem ficava, ficava na mesma. Ou quase.

De há uns tempos para cá (em especial desde que começou a recessão), vários amigos meus estão a deixar a Irlanda e a regressar aos seus países de origem. A pouco e pouco, o nosso círculo de amigos próximos está a encolher - e dói. Tinhas razão, mamã. Quem fica olha em redor e no meio da familiaridade do dia-a-dia, tropeça na estranheza que é não ter aquela pessoa perto de nós. Na semana passada, foi a vez da minha amiga Maria e a Amie (a companheira de brincadeiras do Daniel) voltarem para a África do Sul. E dói, mamã, e dói.

Vale-me de consolo a frase de Eduardo de Sá: "A solidão é a ausência de pessoas dentro de nós". Felizmente, tenho muita gente a viver bem apertadinha dentro do meu coração :-)

PS - Para quem reconheceu o título do blog, já percebeu que sou fã da Jane Austen. Estou agora a ver uma mini-série, Lost in Austen, que é basicamente uma reescrita de Pride and Prejudice. Confesso que tem vários momentos bastante disparatados, mas o meu vício austeniano é tal que não consigo parar de ver!

No comments: