Monday, December 03, 2007

Miau miau

Quer o Bruce, quer eu gostamos mais de cães do que de gatos, ele porque é alérgico a felinos, eu por causa de uma história macabra de família em que um tio-bisavô acaba morto por um gato assanhado (e como se isso não bastasse, já vivi num apartamento em Lisboa com uma gata destrambelhada que arranhava quem a acariciasse). O Daniel parece seguir os nossos passos, visto que não tem ligado ao gato de um casal nosso amigo, mas ficou excitadíssimo quando viu o cão de um dos nossos vizinhos. Quis à força pôr-se de pé e "fazer festinhas" (isto é, arrancar pêlos) ao dito cujo que, partilhando do estoicismo canino, continuou a abanar a cauda em vez de fugir a sete patas.


Hoje, porém, não resisti ao Puss-in-boots look* de um gatinho que ultimamente tem andado a miar de porta em porta. Abri a janela e deitei um pedaço de bolo para ver se Sua Excelência se dignava a comer (vejo sempre estes felinos como criaturas simultaneamente altivas e picuinhas). E eis que nem sobram migalhas, tão esfomeado estava! Pronto, derreteu-se-me o coração, e deixei-lhe uma malga de leite à porta. Assim que terminou a sua refeição, saltou para o parapeito exterior da janela já fechada, e lá ficou deitado, à espera de ser contemplado pela sua benfeitora. A verdade é que o Daniel achou imensa piada à mudança de cenário (ele passa imenso tempo a espreitar a rua, e está sempre tudo na mesma...). Maior foi o meu espanto quando, meia hora depois, ao sair para o nosso passeio habitual, o gato fez questão de nos acompanhar. Confesso, estamos os dois rendidos ao "miau-miau"!

* olhinhos de gato das botas (Shrek 2)

PS - Li agora no Público online que em Tóquio há cafés onde os clientes se podem distrair a mimar gatos. Às tantas, a moda ainda pega...

No comments: