Friday, December 07, 2007

5 cêntimos de bom senso



Ninguém gosta de taxas. Parece que a nossa carteira se encolhe só de ouvirmos a palavra. No fundo, pensamos sempre que o Estado nos está a roubar de uma forma constitucional, em vez de premiar o cidadão exemplar que é cada um de nós. Nós até já fazemos reciclagem e tudo, ainda querem mais?

Sim, é preciso mais se queremos mudar o rumo do nosso planeta. Nos últimos 20 anos, o número de desastres naturais relacionados com as condições climatéricas quadruplicou (http://news.bbc.co.uk/1/hi/in_depth/7111623.stm ). Nem era preciso citar dados de um estudo científico, basta estarmos a par das notícias para vermos cada vez mais e maiores catástrofes (o Tsunami de 2004, o furacão Catrina de 2005, a lista negra é assustadora). E agora estão vocês a pensar, "o que é que lhe deu para estar com este discurso apocalíptico"? E digo eu, "Acabei de ver An inconvenient Truth de Al Gore (que, aliás, recomendo vivamente)." É, acima de tudo, uma verdade urgente. Já todos sabemos do efeito estufa. Já todos sabemos que a temperatura no globo está a subir. Já todos sabemos que os glaciares se estão a derreter. Mas quando nos mostram os números, as imagens, as consequências é impossível ficar indiferente.

"Pronto", dizem vocês, "ela não está boa. Então é o meu saquinho de plástico gratuito que está a destruir o planeta?" E digo eu, "É!" O saquinho, e todos aqueles hábitos irrefletidos e comodistas do dia-a-dia: deixar as luzes ligadas em todas as divisões porque sim, não usar lâmpadas económicas porque são mais caras (vejam só o contrasenso!), ir de carro sozinho para o trabalho quando há bons transportes públicos ou posso dar boleia a um colega... Enfim, um sem número de gestos que mantemos que estão a comprometer o meio-ambiente. E a triste verdade é que, apesar de ser tão fácil mudar o nosso comportamento, poucos se dão ao trabalho de o fazer. Por isso, é obrigação do Estado educar os cidadãos. Quando julgava que finalmente o governo de Sócrates tinha tido um boa ideia, eis que volta tudo atrás e se dá o dito por não dito...

1 comment:

João Miguel said...

O bom senso Luísa e digo categoricamente é usar sacos de papel, isso sim de uma vez por todas.
Bem vamos lá, e assim compro já as acções da Portucel..... e ganho mais do que 5 cêntimos por acção!