Tuesday, August 29, 2006

Um cheirinho da Turquia



















Segunda paragem: Kusadasi e Éfeso






Talvez porque as expectativas não eram tão altas, Éfeso impressionou-me deveras e fiquei com vontade de regressar à Turquia. Hoje é uma cidade em ruínas, mas ao passear pela sua avenida principal, rodeada de colunas, fontes, templos, casas, banhos públicos, biblioteca, anfiteatro sente-se que um dia aquele lugar foi um centro cosmopolita e cheio de vida.

Estava imenso calor, mas ainda assistimos a uma curta representação à entrada da biblioteca (imagem à esquerda) , recriando personagens do império romano. O que mais impressionou foi o enorme anfiteatro, com capacidade para 25000 espectadores, que ainda hoje é utilizado em raras ocasiões (imagem à direita). É difícil imaginar que Julio Iglesias e Madonna actuaram no mesmo local onde S. Paulo pregou às multidões...

Mais tarde, regressámos a Kusadasi, onde não escapámos a uma sessão de marketing de tapetes turcos. Fechados numa sala ampla com ar condicionado, o nosso grupo teve que digerir 45 minutos de tapetes a serem desenrolados. De cada vez que um deles era posto aos meus pés e me diziam o preço, tinha medo de o estragar só de olhar para ele... magníficos, sem dúvida, mas mal empregues para tapete. A parte mais simpática da visita foi o momento em que nos ofereceram chá de maçã turco. O único problema foi não poder saborar verdadeiramente a bebida porque a cada instante julgava que ia entornar o copo, deixar uma mancha e ter de sair de lá com um tapete às costas (hmmm, se calhar a bebida era mesmo parte desse plano).

Antes de regressarmos ao barco, passámos pelo mercado. Tanto para ver! Mas tivemos literalmente de fugir de lá porque os comerciantes não nos deixavam em paz. E compre, e faço desconto, e venha aqui...socorro! Não podia admirar nada sem que um vendedor se colasse a mim e me bombardeasse com mais produtos . Acabámos por só comprar chá e "turkish delight".

No comments: