Monday, August 23, 2010

1 + 1 = muito trabalho e pouco blogue!


A ama do Daniel está de férias desde a semana passada e por isso tenho andado mais ocupada do que o costume e sem tempo para aparecer pelo blogue. O Benjamin adora a companhia do mano e a mamã também, mas custa muito não ter uma sesta para recuperar das noites mal dormidas. Em compensação, divirto-me imenso à procura de actividades e trabalhos manuais para manter o Daniel entretido - cozinhar e , em especial, fazer bolos e biscoitos, é sempre um sucesso.

A minha sogra deu-me livros infantis que eram do Bruce com lengalengas tradicionais, uma delas sobre uma panqueca e outra sobre um homenzinho de gengibre, ambos a fugirem de meio mundo para não serem comidos. Quando decidi fazer panquecas e os tais biscoitos de gengibre, o Daniel passou o tempo todo a certificar-se de que eles não iam desatar a correr pela cozinha fora :-)

Confesso que tenho bastante prazer em cozinhar e adoro exprimentar receitas novas, apesar de quase sempre as adulterar, dependendo dos ingredientes que tenho em casa, com resultados interessantes, mas nem sempre felizes (coitado do Bruce, é a cobaia cá de casa). Agora limpar a casa, lavar/secar/dobrar roupa, ó minha gente, não há paciência! É um trabalho sisífico sem ponta de originalidade... Enfim, vida de dona de casa não é para mim, mas lá vou fazendo o melhor que posso. No entanto, já cheguei à conclusão que excesso de limpeza pode ser prejudicial à saúde - no outro dia limpei tão bem as portas de vidro que dão para o jardim que, pimba, no dia seguinte esbarrei contra elas. Agora, para não repetir a triste façanha, lá deixo uma ou duas dedadas do Daniel pelo sim, pelo não...







Posted by Picasa

Wednesday, August 11, 2010

Beija-mim!

 
Quando não estou a lavar/secar roupa, nem a cozinhar, nem a limpar a casa, passo o tempo a dar beijinhos ao Benjamin. Eu não resisto - nunca vi bebé tão sorridente e simpático! Oxalá não mude quando crescer... É curioso como os filhos reflectem características dos progenitores: o Ben parece ser extrovertido como a mamã, já o Daniel continua mais tímido e reservado como o papá. No entanto, fisicamente, é exactamente o oposto: O Benjamin é mais irlandês (pele clara e, até ver, olhos azuis), enquanto o Daniel tem aspecto nitidamente lusitano (bem moreninho com olhos escuros). Perfeito equilíbrio!
Posted by Picasa

Monday, August 09, 2010

Wednesday, August 04, 2010

Fim-de-semana alargado

Na Irlanda, as segundas-feiras não têm tão má reputação como em território luso. Passo a explicar: os feriados cá são às segundas (com excepção do Natal e do dia de São Patrício), o que significa que todos os anos temos vários fins-de-semana alargados para relaxar, viajar, visitar família ou amigos. Tudo isto, sem necessidade de criar pontes que acabam por trazer ainda mais custos a uma economia em crise profunda.

É pena que a proposta das deputadas Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda não tenha sido aceite em Portugal. Mesmo reduzindo o número de feriados, os portugueses sairiam beneficiados: mais vale ter 3 dias seguidos de folga várias vezes ao ano, do que feriados a conta-gotas.

Isto tudo a propósito de termos tido as nossas primeiras mini-férias a quatro. Na sexta-feira passada lá fomos nós (e o carrinho de bebé do Ben e o penico do Daniel e o intercomunicador, etc, etc) passar uns dias a Sligo. Os preparativos e a viagem em si foram cansativos, mas ir à casa dos meus sogros é uma experiência de relaxamento profundo. (Se o Muhammad Ali tivesse passado um fim-de-semana com eles umas décadas atrás, teria trocado boxe pela jardinagem). Até o Benjamin dormiu melhor à noite: 5 horas na sexta, 6 horas no sábado e 7 horas no domingo. Soube tão bem compensar as horas de sono em atraso... Basicamente, eu e o Bruce passámos o tempo a comer e a dormir, enquanto os avós se deliciavam a entreter os netos. Rica vida! E, no fim, como de costume, regressámos com o carro cheio de mimos: pão caseiro, alface e ruibarbo da horta, queques da avó... Infelizmente, o "efeito Sligo" passou assim que chegámos a Sixmilebridge: o Ben lembrou-se que afinal acordar a meio da noite é muito giro.

P.S. - Para aqueles que nunca ouviram falar de Sligo, dêem uma espreitadela aqui. É dos cantinhos mais belos do planeta!