Monday, March 03, 2008

Perú na Eurovisão


Não, não me refiro ao país, refiro-me ao Dustin, o único perú da Irlanda que ao longo de quase 18 anos tem escapado a ser cozinhado para almoço de Natal. O seu début televisivo foi num programa infantil, mas ao longo do tempo tem cativado cada vez mais os adultos. Prova disso é o facto de ter ganho a eliminatória para o festival da Eurovisão. Preparem-se para o nunca visto! O início da música "Irlande douze pointe" é absolutamente atroz, mas acabo por ficar rendida.

A música, a letra, os bailarinos são uma paródia à Eurovisão e, mesmo sem ter ainda ouvido os outros concorrentes, duvido que alguém supere a originalidade irlandesa (sim, eu sei, talvez um pouco exagerada, mas absolutamente fora do vulgar).

A verdade é que a Eurovisão já não é o que era, e estamos todos (?) fartos de ouvir sempre o mesmo. Não foi sempre assim, pois não? Ainda hoje passei uma hora a navegar pelo "youtube" e a rever as músicas de 1993, o melhor ano de que me recordo. Chamem-lhe nostalgia se quiserem, mas a verdade é que este festival esteve recheado de pérolas: desde a fantástica "Eloise" (Suécia, merecias ter sido a vencedora!), à caixinha de música da Croácia, ao desabafo feminista da Espanha, à música de discoteca holandesa, ao ritmo electrificante do Reino Unido, a lista continua. Até a nossa Anabela teve uma actuação bem simpática. E adivinhem quem ganhou: a Irlanda! Lembro-me que fiquei fula quando soube o resultado. "In your eyes" até nem era má, simplesmente não era suficientemente boa. Na altura parecia moda: ano sim, ano sim, a terra das ovelhas encharcadas arrecadava os louros. Até que no ano passado, foi o choque total: "Irlande nil points". Agora, só mesmo com o Dustin é que vão lá!

2 comments:

Unknown said...

Alô! Esta não podia deixar de comentar, pq eu tb sou uma fã do festival da eurovisão... Concordo q o concurso já teve melhores dias (leia-se melhores musicas), mas é o progresso...
Tb me lembro de (quase) todas as musicas dos nossos anos de "infância", em q tudo parava para ver o festival, as pessoas ficavam em casa agarradas à TV e nos dias seguintes se comentavam as musicas e os vencedores, Infelizmente agora já não é assim, os miudos acham uma "seca" e as musicas tb não ajudam muito.
Pode ser q haja uma melhora este ano, vamos ter "fé"... nós não sei se levamos perú ou um bom bacalhau, mas se chegarmos à final já é uma vitória e tanto.
Bom, isto hoje foi um testamento. No dia da eurovisão falamos...

Marta

Unknown said...

No dia da eurovisão falamos da eurovisão mas especialmente do teu filhote, já q é o dia dele...