Thursday, July 05, 2007

Gostos não se discutem...

A minha família, apesar de não ser tão dotada como a célebre Von Trapp, não deixa de ter um certo carisma musical (quase todos cantamos afinados e/ou tocamos um instumento). Tive a sorte de começar a estudar no conservatório quando ainda era bastante pequena e a música sempre me acompanhou desde então.

Levei um ou dois anos a decidir-me por um instrumento. O mais conveniente era escolher um que já tivéssemos lá em casa: acordeão, violino, flauta ou harmónica. Acabei por se puxada para as cordas e em pouco tempo estava a serrar aos ouvidos da minha professora, pais, irmãos e vizinhos (aqui fica registado o meu obrigada a todos aqueles que, pela sua paciência, não me impediram de continuar a tocar...).

O violino é, provavelmente, dos instrumentos mais ingratos durante os primeiros anos de aprendizagem. Leva muito tempo para que os dedos e o ouvido encontrem a afinação correcta e para que a mão direita descubra a tensão certa do arco sobre as cordas . A minha professora tinha um método curioso para desencorajar a desafinação: por cada nota desafinada, ficávamos a dever-lhe um pastel de nata. Se bem que nunca cheguei a redimir a minha dívida (g)astronómica , cada vez que comia um pastel de nata ficava com peso de consciência por não ter estudado mais...



Muitos anos depois, vim a descobrir que saber tocar violino, para além da satisfação pessoal e das muitas oportunidades que me proporcionou, é a cura para o choro desalmado do Daniel. Sim, é verdade, basta começar a tocar e ele automaticamente cala-se, relaxa e, geralmente, pouco depois fica a dormir (hoje, só de ver o violino, ficou logo mais calmo). O pai já tentou o mesmo truque com o piano - em vão... O Daniel parece ser bem mais decidido do que a mãe dele em termos musicais: ainda só cá anda há pouco mais de um mês, e já quer ser violinista:-) Se não acreditam, é só olhar para a prova evidente desta fotografia: já está em posição para tocar, só falta o instrumento...

2 comments:

Unknown said...

Eu qualquer dia quero ouvir esse dueto...
E mamã, a avaliar pela pose, já nesta iddae, um dia destes acho que vais ser tu a "sofrer" o que a tua familia "sofreu".
Vai em frente Daniel...
Bjinhos
Marta

P.S. - E para o Bruce, não desanimes... ele pode sempre fazer um duo com o pai, piano e violino

Unknown said...

Agora já sei do que tu falas de serrar...desraçados ouvidos. Ontem a "minha" inês decidiu dar-me um concerto, com tudo o q já aprendeu.Nota-se q já fez progressos (alguns), a 1ª musica ainda se ouviu mas ao fim de pouco tempo os meus ouvidos já estavam um pouco "doridos"... serrar e serrar com força, e depois ainda decidiu q deviamos fazer um dueto e fazer uma "pequena" apresentação aos meus pais... Bom, este testamento todo só para dizer q compreendo o "sofrimento" dos teus pais, irmão, vizinhos e outros...